quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DINAMICA: COMPARTILHANDO UM PROBLEMA

A amizade de Jonatas e Davi - 1 Samuel Cap. 20
Material: bexiga, pedaços de papel, lápis ou caneta.
Número de participantes: Não determinado.

Distribua um pedaço de papel, caneta e uma bexiga para cada participante que deverá escrever um problema que está passando, ou um pedido de oração.
Cada participante colocará o seu problema ou pedido dentro da bexiga e enche-la, o moderador escreverá em cada bexiga um número diferente para garantir que ninguém pegara a sua própria bexiga, ao se referir a bexiga você devera chama-lo de “o problema”.
Exemplo: Peça aos participantes que compartilhe seu problema (bexiga) com a pessoa a direita duas vezes, depois para a esquerda uma vez, agora jogue o problema para cima, eles deveram jogar a bexiga como se estivem jogando peteca.
Logo após você pedirá que cada um pegue um número que não seja o seu.
Agora que cada um já escolheu peça para que estourem a bexiga e leiam o problema em secreto, se o número de participantes for pequeno você poderá pedir que cada um leia o problema e tentem dar uma solução, se for muito grande escolha apenas alguns participantes para que leiam e tentem aconselhar a pessoa que escreveu.
Feito isso peça que cada um interceda pelo problema que pegou, fazendo com que um sinta a necessidade do outro.
Para esta dinâmica você poderá usar o texto de 1Samuel cap. 20, onde fala sobre a amizade de Jônatas e Davi, nesta passagem Davi estava muito aflito por conta da perseguição de Saul e como procurava mata-lo, ao compartilhar a sua preocupação com seu amigo Jonatas puderam juntos encontrar uma estratégia que preservou a sua vida.
Querido leitor, muitas vezes nós ficamos preocupados com algumas coisas e não sabemos como resolve-las, sozinho é difícil, mas se você tiver um amigo para compartilhar seus problemas talvez fique mais fácil.
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade. Romanos cap. 12 v 13
Esta dinâmica foi aplicada em um grupo de irmãs, onde pude ouvir muitas se abrirem e compartilharem seus problemas, oramos juntas sentindo uma a necessidade da outra, na ocasião houve uma irmã que compartilho como se sentia sozinha, pois sua família morava muito distante dela, ali naquela tarde ela encontrou várias amigas que puderam preencher um pouco a solidão que ela sentia.
O objetivo dessa dinâmica é demonstrar que nós sempre podemos contar uns com os outros e assim orar uns pelos outros.

Um abraço a todos e até a próxima

Elisabete Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário